You are currently viewing Juiz de Fora sedia campeonato mundial de xadrez escolar

Juiz de Fora sedia campeonato mundial de xadrez escolar

  • Post category:Notícias

Juiz de Fora sediará, pela primeira vez nas Américas, o World Schools Chess Championships 2014, campeonato mundial de xadrez escolar. O evento será realizado na próxima semana, entre 26 de novembro e 4 de dezembro, no Independência Trade Hotel. Competirão cerca de 500 atletas, de 26 países, com idades entre 6 e 17 anos. A delegação brasileira será a maior na competição, e Juiz de Fora conta com o maior número de inscritos entre as delegações nacionais: 105 participantes. São jovens praticantes do xadrez que competem regularmente na Liga X, criada para estimular a prática do esporte na cidade.

O World Schools Chess Championships 2014 é um evento realizado pela Federação Internacional de Xadrez, em parceria com a Federação Mineira de Xadrez (FMX), o Sistema X de Xadrez Escolar, o Sistema Degraus de Ensino e a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Durante os nove dias do Mundial em Juiz de Fora, crianças e adolescentes disputarão nove partidas que podem durar até 4 horas cada. O resultado em cada partida é decisivo para que o atleta avance na pontuação, em direção à mesa número 1. Aquele com melhor resultado é aclamado campeão em sua categoria e conquista o primeiro dos quatro grandes títulos ofertados pela Federação Internacional da modalidade: o de Candidato a Mestre. Os demais títulos a serem conquistados em eventos internacionais são o de Mestre, Mestre Internacional e Grande Mestre.

Países Inscritos

África do Sul, Angola, Bolívia, Brasil, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Índia, Indonésia, Inglaterra, Japão, Marrocos, México,Mongólia, Peru, Quirguistão, Turcomenistão, Turquia, Romênia, Rússia, Sri Lanka, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela,

Fonte: Revista Hotéis